Como não sofrer tanto na quarta-feira de cinzas

Não tem jeito: carnaval é carnaval. Muita gente passa o feriado inteiro em festa e se esquece de prestar atenção no próprio corpo. Mas alguns cuidados básicos podem tornar a quarta-feira de cinzas um pouco menos cinzenta. Confira:

1. Cerveja hidrata – mas só por um tempo. Pesquisadores da Universidade de Granada, na Espanha, descobriram que a cerveja é uma excelente maneira de hidratar o corpo após uma atividade física. Comparando a hidratação de pessoas que consumiram água e cerveja após uma hora de corrida, eles constataram que a cerveja repôs a perda hídrica tão bem quanto a água. Mas a recomendação é modesta: uma lata para as mulheres e duas para os homens.

2. Não se esqueça da água. O consumo de álcool desidrata o corpo – ele inibe o hormônio responsável para barrar a saída de água do corpo. Então, após algum tempo de consumo, o nosso corpo continua eliminando água – mesmo se houver pouca. No verão, o ideal é tomar pelo menos um copo d’água por hora. Não espere sentir sede: ela já é um sinal de desidratação. Se você estiver consumindo álcool, é preciso intercalar cada dose com um copo d’água.

3. Cuide das pernas e pés. Quem gosta de enfrentar trios elétricos e blocos já sabe: o Carnaval é uma prova de resistência para os pés. Mas há alguns cuidados básicos que podem poupar você de sofrer depois. O primeiro deles é não cortar as unhas muito curtas e nem exagerar na lixa na sola – os pés ficam mais sensíveis. Evite sapatos apertados e, ao sair na rua, prefira sapatos fechados. Ao voltar da folia, faça um escalda-pés ou massagem. E, se aparecer uma bolha, não estoure – deixe ela quietinha e aproveite para descansar.

4. E no dia seguinte? Se os cuidados não forem suficientes e a ressaca apareceu, cuide do corpo antes de ir para o segundo round de festa. A primeira medida é tomar muita água – seu corpo está desidratado e precisa repor o que perdeu. Há alguns alimentos que ajudam o corpo no processo de eliminação de álcool: brócolis e cebola, por exemplo, têm cisteína. O potássio da banana também ajuda na recuperação – o corpo perde muitos nutrientes ao eliminar líquidos durante a bebedeira. Consumir açúcar também faz bem – mas prefira a frutose, presente em frutas.

Boa folia!

Compartilhe: