Colesterol: o que você precisa saber sobre ele

O colesterol é um tipo de lipídio (gordura) produzido em nosso organismo. Ele pode ser encontrado em alimentos de origem animal (carne, leite integral, queijos, frios, embutidos, manteiga, ovos etc.). Em nosso organismo, desempenha funções essenciais, como produção de hormônios e vitamina D. No entanto, o excesso de colesterol no sangue é prejudicial e aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

Para ser transportado pela circulação, do fígado para os outros tecidos, o colesterol precisa estar ligado a uma proteína, dando origem assim às lipoproteínas. As principais lipoproteínas de transporte são: o HDL (High Density Lipoprotein) e o LDL (Low Density Lipoprotein).

O LDL é o principal vilão, pois, em excesso, deposita-se nas artérias, podendo originar diversos problemas como ataques do coração, acidentes vasculares cerebrais (AVC) e aterosclerose. A aterosclerose é caracterizada pelo acúmulo de placas de colesterol e outras gorduras no interior da parede de uma artéria.

O HDL é considerado o “bom colesterol”. Níveis satisfatórios de HDL estão relacionados a um menor risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Isso se deve ao fato desta lipoproteína atuar na remoção da gordura acumulada nos vasos.

Além dos alimentos que contém colesterol, o consumo excessivo de gordura saturada é também responsável pela elevação do mesmo. Ela é encontrada em alimentos como carnes gordas, leite integral e óleo de dendê, por exemplo. A famigerada gordura trans aumenta os níveis de LDL e diminui os de HDL no sangue. Ela está presente nas gorduras hidrogenadas, muito utilizadas pelas indústrias na fabricação de sorvetes, chocolates, pães, molhos para salada e outros alimentos.

Aumentar o consumo de fibras, principalmente as solúveis, é essencial para quem luta contra esse mal. As fibras ajudam a diminuir os níveis de colesterol no sangue, uma vez que diminuem a absorção de gordura no intestino. As fibras são encontradas nas frutas (principalmente na casca), vegetais crus, cereias integrais, aveia, leguminosas. Outros hábitos como beber muita água diariamente e exercitar-se regularmente também colaboram na diminuição do colesterol.

Fonte: http://cyberdiet.terra.com.br/colesterol-2-1-1-567.html

Imagem: http://www.comofazergratis.com.br

Encontre um bom cardiologista em nosso site: http://www.go2doc.com.br/profissionais/Cardiologia

Compartilhe: