Na imagem, uma balança aparece sustentada por comidas.

Colesterol alto: por que se preocupar com isso?

O colesterol é uma molécula de gordura que exerce um papel fundamental no nosso organismo. É ele que compõe membranas celulares e produz hormônios, como vitamina D, testosterona, cortisol e ácidos biliares, indispensáveis no processo de digestão de lipídios. O prejudicial está no excesso dessa substância, ou seja, o colesterol alto.

Apesar do que muitos acreditam, existe tanto o tipo bom quanto o ruim. Em ambos os casos, ele sempre é verificado em check-ups de rotina, porque ter um colesterol alto é um problema de saúde bastante comum. Afinal, esse lipídio pode ser adquirido de duas formas: por meio da alimentação e pela síntese do próprio organismo, realizada pelo fígado.

Quer descobrir mais sobre o colesterol elevado, seus riscos, tratamento, entre outras informações valiosas? Continue a leitura e confira o conteúdo!

Principais tipos de colesterol

Por ser uma molécula gordurosa, o colesterol não é solúvel em líquidos aquosos, o que inclui o sangue. Dessa forma, para poder circular e alcançar os mais diversos órgãos e tecidos, ele precisa de um carregador. Essa tarefa pertence às lipoproteínas, sendo as principais o HDL, o LDL e o VLDL. Entenda!

HDL (High-density lipoprotein)

Conhecida como colesterol bom, essa lipoproteína de alta densidade é responsável por tirar o colesterol do sangue e levá-lo até o fígado para excreção. O HDL é um fator de proteção contra infartos e acidente vascular cerebral (AVC).

LDL (Low-density lipoprotein)

O LDL é o famoso colesterol ruim. Tratando-se de uma lipoproteína de baixa densidade, ele acumula mais facilmente nas artérias e forma placas ateroscleróticas. As quais dificultam a passagem de sangue, além de aumentar os riscos de infarto e AVC.

VLDL (Very low-density lipoprotein)

Essas lipoproteínas de muito baixa densidade têm a função de levar colesterol e triglicerídeos para os órgãos e tecidos. Ao liberar os triglicérides, essa molécula transforma-se em LDL.

Fatores de risco para desenvolver colesterol alto

Ao contrário do que muitos pensam a maior parte do colesterol é produzida com taxas que chegam a 70% da quantidade presente no corpo. No entanto, uma alimentação gordurosa, ou mesmo rica em bebidas alcoólicas, também estimula o fígado a aumentar essa produção, o que torna o cuidado com a dieta algo necessário para não desenvolver o problema.

Geralmente a má alimentação desencadeia o sobrepeso, obesidade, diabetes e outras doenças muito relacionadas ao colesterol alto. Entretanto, atenção: mesmo pessoas com um peso adequado podem desenvolver esse problema.

Junto com uma alimentação inadequada, outra questão que contribui com o colesterol alto e que está relacionada ao nosso estilo de vida, é o sedentarismo. A falta de atividades físicas contribui amplamente para que esse problema surja e se agrave.

Existem, também, outros fatores de riscos significantes para o aparecimento desse problema, que é o caso do histórico familiar. Caso alguém da sua família tenha colesterol alto, as chances de que você venha a desenvolvê-lo são bem maiores. Nesse caso, é preciso ter um cuidado redobrado com seu estilo de vida para diminuir os riscos.

Doenças desencadeadas pelo colesterol alto

Quando o colesterol se encontra em quantidades elevadas, os riscos para a saúde aumentam significativamente. Os principais problemas relacionados são as doenças cardiovasculares que podem surgir conforme o nível desse lipídio no corpo aumenta.

Entre as doenças associadas com os altos níveis dessa molécula, estão as vasculares, como a aterosclerose. Também, as coronarianas, como o infarto agudo do miocárdio e a insuficiência cardíaca e até o acidente vascular cerebral, que pode atingir o sistema nervoso central de forma severa.

Sintomas do colesterol alto

Essa é uma doença que não costuma apresentar sintomas e, por ser silenciosa, avança sem que o paciente perceba. Com isso, ela se desenvolve até chegar no ponto de começar a desencadear outras doenças. Por exemplo, a palpitação, falta de ar e dor do peito são sintomas não do colesterol alto, mas de doenças geradas por esse problema.

Por isso, é preciso ter muita atenção nos seus hábitos. Caso você não tenha costume de praticar exercícios regularmente, tenha um histórico familiar de colesterol alto e uma alimentação rica em carboidratos simples, bem como em gorduras saturadas e de origem vegetal, o ideal é fazer alterações no seu estilo de vida.

Diagnóstico do problema

O colesterol alto geralmente é identificado em 3 situações: em exames de rotina, quando há histórico familiar do problema, ou ainda em casos de identificação de alguns dos principais problemas relacionados, como a obesidade e o sobrepeso.

Independentemente da situação, o médico deve solicitar alguns exames. O principal exame para identificar o colesterol é o de sangue, que é realizado em jejum de 12 horas, para obter um resultado correto. Por meio dele, é possível identificar a concentração de colesterol ruim e bom presente no seu corpo, a fim de fazer uma análise completa.

Tratamento para colesterol elevado

Depois de saber tudo isso sobre o colesterol alto é difícil não ficar receoso. Contudo, não preocupe, pois é possível controlar esse problema e até eliminá-lo com os cuidados certo no seu dia a dia.

Praticar atividades físicas

Se você está com o colesterol alto, a primeira medida a ser tomada é a mudança no estilo de vida. Comece a praticar exercícios físicos: faça uma caminhada no parque de meia hora, três vezes por semana, ou monte um time de futebol com os amigos. Essa é uma ótima forma de se exercitar e ainda reforçar os laços de amizade!

Mudar a alimentação

A readaptação da dieta também é fundamental. Alimentos gordurosos, como frituras e carnes gordas devem ser evitadas ao máximo. As frutas, verduras e legumes estão liberados e devem ser consumidos diariamente. Outro ponto de destaque é evitar o fumo e bebidas alcoólicas.

Realizar exames periodicamente

Se essas medidas não forem suficientes para abaixar o seu colesterol, o médico entrará com o tratamento medicamentoso. As estatinas são a classe utilizada nesses casos e agem bloqueando diretamente a síntese de colesterol pelo fígado.

Então, é fundamental que você procure o seu médico periodicamente para fazer exames e verificar se está com o colesterol alto. Dessa forma, o profissional pode prescrever o tratamento mais adequado para você e evitar as doenças que colocam a sua vida em risco. Controlar os níveis do colesterol, portanto, é essencial para manter a saúde em dia.

Para solicitar exames e se consultar, o médico indicado é o clínico geral ou cardiologista. Você pode agendar agora mesmo pelo BoaConsulta!

Apesar de ser visto como um vilão, em casos que não são de colesterol alto, essa molécula também desempenha funções indispensáveis dentro do corpo. Por isso, é importante ter hábitos saudáveis e estar sempre de olho em sua saúde. Assim, é possível se prevenir de doenças, bem como controlar e revertê-las para que você tenha qualidade de vida!

Precisa fazer um chek-up no seu coração? Aqui no BoaConsulta você encontra os melhor médicos cardiologistas, agende a sua consulta através do site ou aplicativo.

Postagens similares

10 Comments

  1. Bom dia excelente informações sobre colesterol .

  2. Dinalva Alves da Anunciação disse:

    Gostei da da explicação tirou minhas dúvidas e ainda me ajudou em como fazer para manter o colesterol bom

  3. Ótimo! Esclarecimento,prevenções e como combater doenças,tudo bem orientado

  4. Gratidão essa informação muito Boa

  5. Meu colesterol LDL e alto meu HDL esta abaixo do normal e o meu triglicerídeos também está alto, faço atividade física 4 vezes na semana onde 1 hora e de musculação e 40 minutos de caminhada e a alimentação equilibrada meu caso é genético o que faço.

  6. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá, como vai Roni?
    Ficamos muito felizes em poder ajudar, mas lembre-se de fazer exames regulares.
    Aqui no boaConsulta você encontra os melhores médicos cardiologistas.

  7. Equipe Boa Consulta disse:

    Ficamos felizes em ajudar Dinalva.

  8. Equipe Boa Consulta disse:

    Vera, ficamos muito felizes em poder ajudar.

  9. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá, como vai jordania?
    Muito obrigado por seu feedback, ficamos imensamente felizes em poder ajudar.
    Lembre-se que o mais indicado é sempre fazer exames regulares e buscar auxílio médico se for necessário.

  10. Equipe Boa Consulta disse:

    Olá Ivaneide.
    Existem casos onde pode ser genético, nestes casos a hipercolesterolemia familiar (HF) é caracterizada pelo alto nível do colesterol desde o nascimento. No entanto, recomendamos uma visita ao médico, assim será possível investigar as causas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *