Chá verde: Mitos e Verdades

O chá verde virou sinônimo de saúde no mundo todo. Conheça alguns mitos e verdades sobre essa bebida tão cultuada:

1. Ajuda na perda de peso?
Verdade. Ele é rico em flavonóides, que possuem a capacidade de atuar sobre o sistema nervoso simpático, regulando a queima de gorduras.

2. É o mesmo que consumir água?
Mito. Diferentemente da água, contém aminoácidos, vitaminas B, C e E, cálcio, magnésio, zinco, potássio, ferro, flavonóides e cafeína.

3. Não deve ser consumido regularmente
Mito. Estudos mostram que o consumo regular da bebida pode fazer bem à saúde, tendo influências benéficas no tratamento de inflamações e tumores, combate da hipoglicemia e entupimento de artérias.

4. Qualquer um pode tomar
Mito. Deve ser evitado por cardíacos, hipertensos e gestantes. O chá possui alta concentração de teofilina, um potente vasoconstrictor.

5. Uma xícara junto às refeições basta para a perda de peso?
Mito. Uma pesquisa publicada no American Journal of Clinical Nutrition mostrou que o consumo de 4 a 7 xícaras promove um aumento de 4% a queima de gordura.

6. Posso beber chá verde o dia todo para emagrecer?
Parcialmente verdade. Como é rico em cafeína, o chá pode interferir na qualidade do sono. Considerada uma bebida estimulante, ela não deve ser consumida à noite.

7. Chás de saquinho e efervescente não são eficientes como a erva natural
Verdade. Ambos possuem a mesma substância presente nas folhas da erva, Camelia sinensis, porém em concentrações diferentes. A erva natural ainda é mais poderosa.

Se você quer incluir o chá verde na sua dieta, não deixe de consultar um nutricionista: https://boaconsulta.com/d/nutricionista/sao-paulo-sp

Compartilhe: