Células-tronco dobram a velocidade de regeneração do fígado

Que o fígado se regenera, é fato conhecido. No entanto, a velocidade com que isso acontece pode determinar a vida ou a morte de um paciente. Agora, cientistas  Faculdade de Medicina Veterinária e Zoologia da Usp descobriram uma forma  de acelerar esse processo. Pelo menos em ratos.
Alguns dos ratos cobaia foram submetidos a uma cirurgia que retirava 70% do fígado, para simular uma insuficiência  hepática, como no caso de acidentes que exigem a retirada da maior parte do órgão. Outros tiveram uma cirrose induzida, que causa fibrose nas células, semelhante à hepatite.
Injetando células tronco retiradas de ratos bebê nos ratos doentes pela via oroenteral, um tudo que entra pela boca e chega ao duodeno, os pesquisadores notaram um notável aumento na velocidade  de regeneração do fígado doente ou traumatizado. De fato, a velocidade de regeneração mais do que dobrou com a ajuda da terapia celular.
Apesar de ainda restrito a ratos, o novo tratamento promete grandes avanços no combate contra os males do fígado, como a hepatite, cirrose ou câncer.

Fonte: Agência Fapesp

Encontre um hepatologista:

http://www.boaconsulta.com/

Foto por Anifan:

http://migre.me/c0M0a

 

Compartilhe esta notícia com os links abaixo:

Compartilhe: