Cargos de liderança significam menos estresse

É senso comum pensar que as pessoas em posição de liderança são mais estressadas por terem uma jornada de trabalho longa e cheia de responsabilidades. Porém, um estudo sugere que, na verdade, além de ter poder e salários maiores, os chefes também são menos estressados.

Segundo a pesquisa publicada no “Proceedings of the National Academy of Sciences”, os líderes se sentem no controle da situação, o que é suficiente para diminuir a ansiedade e o estresse. Para chegar a essa conclusão, foram recrutados 148 líderes e 65 não-líderes de várias áreas. Eles responderam a um questionários e fizerem exames para medir o nível de cortisol, o hormônio do estresse. No fim das contas, os líderes tinham menos cortisol e menos ansiedade do que aqueles que não estão em cargos de chefia.

Os responsáveis pela pesquisa afirmam que, apesar de ser verdade que a responsabilidade traz mais estresse, a sensação de controle compensa isso. E quanto mais controle uma pessoa acredita ter, menor a sensação de ansiedade com o trabalho.

Compartilhe: