Movimento: Setembro Vermelho

A cada minuto morre 1 pessoa vítima de doenças cardiovasculares no mundo. As chamadas DCVs foram responsáveis por 30% de todas as mortes em 2010, comparados com 25% em 1990, de acordo com o estudo sobre a Carga Global da Doença feito pela Organização Mundial da Saúde, publicado no início deste ano. Estas doenças geram um custo de mais de US$ 850 bilhões. No Brasil, o quadro não é diferente: 33% dos óbitos no País são ligados ao coração.

Pensando em reverter esta alarmante estatística, o Instituto Lado a Lado Pela Vida lançou, em 2014, o portal e campanha nacional “Siga Seu Coração e Tome Uma Atitude”. Agora, em setembro, a entidade lança o movimento “Setembro Vermelho”, de conscientização sobre as doenças cardiovasculares. O mês foi escolhido pois no dia 29 é comemorado o Dia Mundial do Coração. O objetivo é que, por meio dos conteúdos informativos e ativações em empresas e locais de grande circulação de pessoas, a população tenha acesso a como evitar o desenvolvimento das doenças do coração, quais são os principais fatores de risco e como mudar hábitos do dia a dia para levar uma vida mais saudável.

“Criar uma campanha para atuar na prevenção das doenças do coração é muito importante, pois a população, com informação, pode mudar seu modo de vida, multiplicar este conhecimento e salvar muitas vidas”, ressalta Marlene Oliveira, presidente do Instituto.

Apesar do reconhecimento deste problema, os fatores de risco para tais doenças estão presentes no cotidiano da população, como a obesidade, o tabagismo, o consumo excessivo de sal e sódio, o estresse e o aumento ou crescimento de casos de pressão alta.

Diversas pesquisas feitas em países desenvolvidos atribuem entre 50% e 60% da melhoria na mortalidade resultante de doença cardíaca coronariana nas últimas décadas à redução dos fatores de risco através de métodos básicos de prevenção, tais como reduzir o tabagismo ou mudar a dieta.

“A maioria das pessoas procura o médico quando fica doente. Queremos que façam os exames preventivos, busquem mudanças de hábitos, orientações sobre práticas de exercícios físicos, de alimentação saudável e menos estresse no trabalho como alternativa para a saúde do coração”, afirma o cardiologista Marcelo Sampaio, Chefe do Ambulatório do Instituto Dante Pazzanese Cardiologia, integrante do board do Instituto Lado a Lado Pela Vida.

Siga seu Coração e Tome uma Atitude

Objetivo:

Alertar a população sobre a importância de agir de modo preventivo sobre as doenças cardiovasculares por meio da adoção de hábitos saudáveis.
Durante o ano todo, são promovidas ações mobilizadoras de homens e mulheres, crianças, pré-adolescentes e adolescentes, para que eles se tornem multiplicadores de informações e responsáveis pela adoção de uma alimentação saudável, prática de exercícios físicos e acompanhamento médico.

Fonte: http://www.sigaseucoracao.com.br/noticias/instituto-lado-a-lado-pela-vida-lanca-setembro-vermelho-mes-de-conscientizacao-sobre-doencas-cardiovasculares/

Agende um cardiologista:

Agende sua consulta

Compartilhe: