Cafezinho contra o câncer

Se você é fã de cafezinho, aí vai mais uma boa notícia: suas chances de desenvolver câncer de pele são menores. Segundo um estudo da Universidade de Harvard (EUA), o consumo regular de café ajuda a evitar um tipo comum de câncer de pele: o carcinoma basocelular.

A pesquisa acompanhou 113 mil americanos durante 20 anos para estudar o efeito da ingestão de cafeína no corpo. Os cientistas compararam dois grupos de pessoas: os que tomavam mais de três xícaras por dia e os que consumiam apenas uma ou nenhuma xícara por dia. E chegaram a uma conclusão inesperada. Os homens fãs de cafezinho tiveram 10% menos chance de desenvolver câncer de pele. Já nas mulheres o resultado foi ainda melhor: três xícaras de café por dia reduzem em um quinto a chance de ser vítima de carcinoma basocelular. Os pesquisadores ainda desconhecem o mecanismo pelo qual o café protege a pele de câncer.

Mas isso não quer dizer que você deve sair por aí tomando um cafezinho a cada 5 minutos. O consumo de cafeína em excesso gera problemas de digestão e distúrbios do sono. Para se proteger do câncer de pele, o método mais eficaz ainda é diminuir a exposição da pele ao sol. Um cafezinho pode ser bom contra o câncer de pele. Mas usar protetor solar é ainda melhor.

BOTÃO-CONSULTA2

Compartilhe: