Beber mais de três drinques diários aumenta o risco de AVC

Beber muito e diariamente não prejudica apenas o fígado, mas também é um fator de risco para o AVC (acidente vascular cerebral), aponta um estudo publicado no periódico “Neurology”. Segundo os pesquisadores, pessoas que bebem três drinques ou mais por dia tendem a passar por episódios de AVC uma década antes daqueles que não ingerem tanto álcool.

O estudo foi feito com 540 pessoas com idade média de 71 anos e que tiveram um tipo de AVC chamado de hemorragia intracerebral. Os participantes foram questionados em relação ao consumo de álcool. E o resultado foi que nada menos que 25% deles ingeria ao menos três doses de bebida alcóolica por dia.

Os pesquisadores também descobriram que aqueles que ingeriam mais álcool tinham em média 60 anos quando sofreram o derrame. Já aqueles que não bebiam tanto tiveram o episódio de AVC em média com 74 anos.

Estudos anteriores já comprovaram que a ingestão diária de uma taça de vinho tinto, com ou sem álcool, diminui os riscos de ataques cardíacos e de derrame. Os resultados dessa nova pesquisa são mais um indício que o problema não está no álcool, mas sim no abuso dele.

Compartilhe: