Azia: como evitar e quando procurar um médico

Azia é uma dor em queimação atrás ou logo abaixo do esterno, que é o osso que fica no meio tórax. Ela ocorre no trajeto do esôfago, canal muscular que leva o alimento da boca ao estômago. A azia ocorre quando o conteúdo do estômago, que é muito ácido, retorna ao esôfago, causando irritação da sua parede. 

A azia pode estar associada a alguns hábitos evitáveis:

  • Ingestão de bebidas alcoólicas, café,  refrigerantes, sucos de frutas ácidas, molho de tomate ou comidas muito condimentadas
  • Comer exageradamente ou deitar-se logo após as refeições
  • Usar roupas apertadas na região abdominal
  • Fumar

Ela também pode estar ligada ao estresse emocional e à obesidade.

Quase todo mundo sente azia de vez em quando. Mas, quando o sintoma é persistente ou associado a outros problemas como tosse ou dificuldade para engolir, deve ser avaliado por um especialista, pois pode indicar um problemas mais graves ou ter complicações de longo prazo.

Atenção: se a dor em queimação no peito for forte, em aperto ou pressão, acompanhada de sudorese ou outros sintomas, procure o médico imediatamente. Nesse caso, a dor pode não ser azia, mas o sinal de um ataque cardíaco.

Lembre-se que o cuidado com a saúde pode evitar que problemas simples se agravem. Em caso de dúvida, procure um gastroenterologista

Agende sua consulta

Compartilhe: