Assista: ‘Muito além do peso’

“Um filme obrigatório para qualquer pessoa que se importe com a saúde das nossas crianças”. Foi assim que o chef Jamie Oliver classificou “Muito além do peso”, documentário sobre alimentação infantil que investiga o fato de 33% das crianças brasileiras estarem acima do peso.

“Pela primeira vez na história da raça humana, crianças apresentam sintomas de doenças de adultos. Problemas de coração, respiração, depressão e diabetes tipo 2. Todos têm em sua base a obesidade”, diz o texto que apresenta o filme.

Quem são os culpados? São vários – sociais e econômicos, aponta o filme. A indústria de refrigerantes e alimentos vende produtos com taxas altíssimas de açúcar; as famílias são bombardeadas pela publicidade; e, por fim, os pais são desinformados.

Segundo o filme, 56% das crianças brasileiras com menos de um ano de idade consomem refrigerantes.

Estela Renner, diretora do documentário, disse em entrevista ao Estadão que se surpreendeu com o fato de as crianças não reconhecerem mais frutas e verduras. “A desconexão com a terra me impressiona. Frutas regionais ou tipicamente brasileiras não fazem parte do cotidiano das crianças. Agora produtos como salgadinhos, biscoito recheado ou refrigerantes são consumo diário, afirmou.

O filme mostra histórias reais e quer servir como alerta para o que classifica como “pandemia” da obesidade. E ele está disponível na internet para ser assistido na íntegra e de graça.

Veja:

Compartilhe: