As 5 razões pelas quais as pessoas se exercitam – qual é a sua?

As pessoas se exercitam por pelo menos um dos 5 motivos: trabalho, saúde, lazer, competição ou aparência.

1. Trabalho

Os norte-americanos do século 21 enchem suas quotas de exercício no local de trabalho. Em 1850, cerca de 30% de toda a energia utilizada para a agricultura e manufatura nos Estados Unidos dependia de força muscular humana. Não mais. Nós substituímos enxadas com tratores, vassouras com vácuos, e escadas com escadas rolantes. Livre do trabalho físico, as pessoas têm usado o trabalho mental para criar uma sociedade de enorme conveniência e conforto, mas a falta de atividade física pode prejudicar o corpo. Por isso é importante contar com pequenas atividades diárias que melhoram o humor e aumentam a capacidade de concentração, afetando positivamente o lado profissional.

2. Saúde 

O exercício é o segredo mais bem guardado na medicina preventiva: todos nós precisamos de exercícios para regular a saúde. O exercício  fornece proteção essencial contra muitas das doenças que as pessoas podem desenvolver. A lista inclui:

  • ataque cardíaco
  • pressão alta
  • diabetes
  • obesidade
  • osteoporose e fraturas
  • depressão
  • demência (perda de memória)

 

3. Lazer

Não há necessidade de um sistema de exercícios tracking, relógio ou calendário aqui. Se você está se exercitando por diversão, basta se divertir – contanto que você satisfaça as necessidades mínimas para a saúde.

Mas o valor recreativo de exercício traz à tona um ponto que é relevante para as pessoas trabalhadoras que estão “ocupadas demais para se exercitar”: é uma ótima maneira de dissipar o estresse e elevar o ânimo. 

20130709-exercicios_blog2

4. Competição

Aqui é onde o treinamento aeróbio pega para valer! Para atingir o seu pico de funcionamento é preciso aumentar a sua frequência cardíaca a 70% a 85% e mantendo-a por 20 a 60 minutos. Mas o exercício extenuante tem armadilhas potenciais. Pessoas com mais de 50 anos devem obter autorização médica antes de iniciar um programa de exercícios intensos. 

5. Aparência 

A perda de peso é o objetivo mais comum. Você pode chegar lá com o exercício moderado, mas para, mais impressionante perda, é melhor duplicar a sua meta de cerca de uma hora de exercício moderado por dia. Parece muito, mas lembre-se que você pode quebrá-lo em pedaços. 

Então, qual seu motivo para se exercitar?

 

Cadastre-se no boaconsulta.com e receba dicas importantes para cuidar melhor da sua saúde!

Compartilhe: