Amenorreia: Pode ser a causa do atraso da menstruação

Amenorréia é o termo usado para ausência transitória, intermitente ou permanente da menstruação. Ela pode ser classificada como primária, no caso de adolescentes de mais de 15 anos que nunca apresentaram menstruação, ou secundária, quando ocorre por mais de 6 meses em mulheres apresentaram ciclos anteriormente.

A gravidez é a causa mais comum de amenorréia secundária. Outras causas incluem:

  • Uso de medicamentos, como, por exemplo, uso contínuo de anticoncepcionais hormonais
  • Fatores relacionados aos ovários, como síndrome dos ovários policísticos ou falência ovariana prematura, que é quando os ovários deixam de funcionar antes dos 40 anos de idade
  • Fatores relacionado à produção inadequada dos hormônios que estimulam os ovários, que ocorre, por exemplo, com exercícios físicos em excesso, anorexia ou perda de mais de 10% do peso, intenso estresse emocional ou físico, tumores que comprimem a glândula hipófise, doenças da tireóide, entre outros.

Causa uterina, quando houver lesão do tecido da parede interna do útero por procedimentos de curetagem para tratar infecções ou para controle de sangramentos causados por abortamentos ou parto.
A amenorréia muitas vezes indica que algo não vai bem nos sistemas que regulam o ciclo menstrual e as causas mais graves de amenorréia são também as menos comuns. Os tratamentos são específicos, orientados para solucionar a origem do problema.

É importante investigar através de exame clínico e ginecológico as causas de irregularidades do ciclo menstrual.

Agende sua consulta

Compartilhe: