Estudo afirma que alimentos orgânicos não são mais saudáveis que os tradicionais

Vegetais, leite, ovos e carne orgânicos são produzidos sem o uso de agrotóxicos, hormônios e antibióticos. Mas isso não quer dizer que eles sejam melhores para a saúde. É o que o diz um estudo da Universidade de Stanford publicado no “Annals of Internal Medicine”.

Os pesquisadores analisaram outros 237 estudos sobre orgânicos e concluíram que esses alimentos não possuem mais nutrientes que os tradicionais. Além disso, apesar de frutas e vegetais cultivados de forma não-orgânica terem 30% mais pesticidas, os produtores não costumam exceder os limites considerados seguros para essas substâncias, aponta o estudo. Ou seja, os pesticidas usados não prejudicariam a saúde em excesso.

Apesar de pesquisadores de Stanford apontarem falta de evidência de que uma dieta orgânica é mais saudável, os defensores desse tipo de produção afirmam que a quantidade de nutrientes não é a única razão para a escolha. Os argumentos usados a favor são: os orgânicos teriam sabor diferente, o cultivo deles não exporia trabalhadores a substâncias tóxicas,  e a  carne produzida dessa maneira trataria animais de forma ética.

E você, de que lado está?

Compartilhe a notícia pelos botões abaixo.

Compartilhe: