Abusando do álcool, cigarro e petiscos? Veja os graves riscos à saúde do coração

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares causam 17,5 milhões de mortes por ano no mundo.

Abaixo os fatores de risco mais comuns no nosso dia a dia e como eles agem contra a saúde do coração:

Álcool
O excesso de álcool pode aumentar os níveis de algumas gorduras no sangue, causar hipertensão arterial, insuficiência cardíaca e um aumento da ingestão de calorias, o que pode levar à obesidade e aumento do risco de diabetes. E também pode causar problemas mais graves como a arritmia e morte subida cardíaca.

Cigarro
O consumo de cigarro aumenta a frequência cardíaca e contrai as artérias aumentando a carga de atividade do coração. O hábito também aumenta a pressão sanguínea o que eleva o risco de acidente vascular cerebral em pessoas com hipertensão.
Outros produtos químicos presentes no cigarro como o monóxido de carbono e o alcatrão contribuem com os danos ao coração, causando acúmulo de placas de gordura nas artérias, alterando os níveis de colesterol e fibrinogênio (responsável pela coagulação do sangue) que pode levar ao ataque cardíaco.

Colesterol
Um dos principais fatores de risco cardiovascular é o elevado nível de colesterol no sangue.
A ingestão de gordura saturada aumenta a quantidade de colesterol no organismo. Essa gordura é encontrada principalmente em alimentos de origem animal.
O ideal é o consumo de alimentos de origem vegetal que possuem as gorduras insaturadas que o corpo humano não consegue produzir, sempre havendo a necessidade de consumi-las na alimentação. Incluindo esse tipo de gordura na dieta você pode reduzir o colesterol ruim do organismo.

Abusando muito nessa Copa do Mundo? Procure um especialista. Ele poderá te orientar a curtir os jogos com moderação.

Compartilhe: