A verdade sobre manchas e riscos nos olhos

Riscos (flashes) e manchas (floaters) na visão podem ser comuns para algumas pessoas – e elas podem até brincar dizendo que tem olhos especiais, com um toque de charme.  Floater é um termo genérico para as manchas, fios de teia de aranha, ou imagens semelhantes na íris (parte colorida dos olhos). Flashes são faíscas ou fios de luz que cintilam em todo o campo visual. E apesar dessas marcas serem inofensivas, na maioria dos casos, elas também podem ser um sinal de alerta para a saúde dos olhos.

As manchas aparecem com mais frequência em pessoas míopes, que passaram por cirurgia de catarata ou aqueles com diabetes. Elas também costumam atingir as pessoas com cerca de 60 anos, junto do encolhimento do vítreo. Os riscos costumam surgir por pequenas lesões no vítreo ou fricções contra a retina.

O maior número dos casos não exige tratamento, mas determinadas condições podem levar à perda da visão. “Um novo aparecimento de manchas abundantes pode anunciar doenças da retina”, disse o Dr. Jeffrey Heier, Instrutor Clínico em Oftalmologia na Harvard Medical School.

Por situações como essas é sempre importante realizar consultas de rotina, para prevenir qualquer problema maior lá na frente.

Aproveite para visitar seu oftalmologista!

 

 

 

Fonte: Blog da Harvard

Compartilhe: